O design é, vezes de mais, negligenciado e preterido em favor do conteúdo e da informação.
Outras tantas vezes, a funcionalidade sobrepõe-se à estética, à arte, à conjugação das formas e ao equilíbrio das cores.
E no geral, vezes sem conta, muitos consideram-no como algo supérfluo e ou um custo desnecessário.
Os que vêm as coisas por este prisma estão errados.

A importância do Design

A importância do design vem dos primórdios da origem humana e da génese da escrita.
Foi assim que tudo começou. Foi o desenho que deu origem a todas as formas de comunicação que existem.
O design, quer se queira reconhecer ou não, é uma linguagem intuitiva, inata na natureza e está presente em tudo no cosmos, desde a estrutura de um átomo ao bater de asas de uma ave.

O design exalta a informação mais insignificante e concede-lhe valor e significado. Bons conteúdos perdem significado se não forem acompanhados com um bom design.
A escrita, a criação de conteúdos, as linguagens de programação e desenvolvimento, a funcionalidade são apenas áreas de trabalho de uma estrutura muito maior, ou seja, são apenas uma das faces da mesma moeda na área da comunicação.
É responsabilidade do design colocar ordem no caos, gerar equilíbrios, organizar e categorizar a informação e manter a coerência dos conteúdos.
Por estas e outras razões, o design é fundamental para uma comunicação realmente eficaz e para a estratégia de sucesso das organizações.

Bom e mau design

Como em qualquer área de atividade humana existem no mercado aqueles que têm o conhecimento e os que se julgam capazes de executar uma tarefa para o qual não têm o conhecimento.
O mau trabalho na área do design pode provocar exatamente o efeito oposto do que se pretendia.
Um bom design estimula os sentidos. Um mau design causa rejeição e repulsa. Aqui não há discussão possível, não é verdade?

Fórmula de sucesso

Independentemente do tipo de negócio, o design faz parte da fórmula de sucesso.
É um dos ingredientes fundamentais e um dos elementos mais importantes quer seja na construção de um edifício, na decoração de um espaço, num produto, na identidade visual de uma organização e na comunicação de uma mensagem.

Comece hoje mesmo a delinear a estratégia de sucesso do seu negócio

Fale connosco! A nossa equipa pode ajudar.